sábado, 30 de novembro de 2013

Trabalho de campo
 
Realizado na Parque da Cascata - Serra Santa Helena - Sete Lagoas/MG
Quarteto: Jéssica Magalhães, Jéssica Paulista, Gabriela Simões, Pedro Henrique Teixeira.
 
Lobeira
Lobeira (Familia Solanaceae, Gênero Solanum lycocarpum.) Esse arbusto ou arvoreta pode chegar a cerca de 5 metros e na época de seca suas folhas não caem, o que atrai ainda mais os herbívoros e onívoros que desfrutam desse banquete. Há também seu uso medicinal, contra a hepatite. Foto retirada à beira de um aceiro na Serra Santa Helena, Sete Lagoas-MG (Foto: Pedro Henrique Teixeira de Oliveira)
Pau Santo
Pau-santo ( Gênero Kielmeyera speciosa, Família Clusiaceae). Árvore típica do cerrado, tem floração de março a junho, e frutificação de julho a setembro.  Árvore caracterizada pela sua tortuosidade e tronco com casca grossa e corticenta. Foto retirada na Serra Santa Helena, Sete Lagoas-MG (Foto: Pedro Henrique Teixeira de Oliveira)
 
Bolsa - de - Pastor
Bolsa-de-Pastor, ou Saco-de-Carneiro (Família Bignoniaceae, Gênero Zeyheria digitalis.) Arbusto, com tipo de folha composta, endêmica do cerrado brasileiro. Possui propriedades medicinais sendo usada no tratamento de doenças da pele e como anti-inflamatório. Foto retirada na Serra Santa Helena, Sete Lagoas-MG (Foto: Pedro Henrique Teixeira de Oliveira)
Aranha- de- funil
Aranha-de-funil ou aranha-funileira (Família Lycoside, Gênero Aglaoctenus) Sua teia é constituída de uma lâmina de seda da qual parte um tubo que vai se afunilando até chegar em alguma cavidade. Foto retirada no Parque da Cascata, em Sete Lagoas-MG. (Foto: Pedro Henrique Teixeira de Oliveira)
Pau terrinha
 
 Pau terrinha (Familia vochysiaceae e genêro Vochysia) Planta do cerrado, contem uma casca grossa para proteger das queimadas, e arvore de médio a grande porte, foto retirada na Serra Santa Helena. ( foto: Pedro Henrique Teixeira Oliveira)
 
Barbatimão
 
 
Barbatimão ( Familia:Fabaceae, Gênero Stryphnodendron) é uma planta medicinal, usada de forma terapêutica devido suas propriedades cicatrizantes e bactericida. Foto retirada na Serra Santa Helena.( Foto: Pedro Henrique Teixeira Oliveira)
Serrapilheira
É uma cobertura que se forma na superfície do solo composta por restos de vegetação, com folha e caules e cascas de frutos em estágios de decomposição. foto retirada na Serra Santa Helena. ( Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Jatobá
Jatobá ( Família: Fabeceae, gênero :Hymenaea) É  uma arvore do cerrado, com cerca de cinco metros de altura, com folhas alternas, bifolioladas ( composta por dois folíolos).foto retirada na Serra Santa Helena.(foto: Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Gleichenia
Gleichenia ( Família: Gleicheniaceae, gênero: Gleichenia) grupo das Pteridófitas denominada uma invasora, encontrada em ambiente degradado. foto retirada na Serra Santa Helena.(foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Barraginha
Trata-se de um local que acumula a água da chuva, mantendo o terreno úmido, diminuindo a erosão e danos ambientais, projeto criado por Luciano Cordoval, EMBRAPA. foto retirada na Serra Santa Helena.(foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Aceiro
É uma área que foi desmatada para impedir o alastramento do fogo já iniciado, foto retirada na Serra Santa Helena (foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Macaúba
 
Macaúba( Família; Arecaceae, gênero Acrocomia) É uma espécie de coqueiro que pode atingir 15 metros de altura, caracteriza-se pelo estipe reto recoberto pelos restos das folhas velhas. foto retirada na Serra Santa Helena.(foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Bromélia
Bromélia ( Família: Bromeliaceae, gênero: Nidularium) poucos se sabem que uma espécie do abacaxi, e é resistentes para sobreviver em vários ambientes. foto retirada n Serra Santa Helena.( Foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Cedro
Cedro ( Família: Pinaceae, gênero: Cedrus) são arvores pertencentes a divisão Pinophyta, incluída no grupo das gimnosperma. foto retirada n Serra Santa Helena.(Foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Embaúba
Embaúba( Gênero: Cecropia, Família: Uticaceae) são arvores leves, como possuem caule e ramos ocos, vivem simbiose com formigas do gênero Azteca, que habitam no seu interior. foto retirada na Serra Santa Helena.(Foto: Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
Pau terra
Pau terra( Família: Vochysiaceae,Gênero:Vochysia) arvore de médio a grande porte, muito comum no cerrado, tem flores amarelas vistosas, e um fruto triangular, bem maior do pau terrinha. foto retirada no parque da cascata( Foto:Pedro Henrique Teixeira Oliveira).
 
 
Referências bibliográficas: 
 
 
http://www.arvoresdf.com.br/especies/nativas
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

 
 
Motocicletas motorizadas
 
 
 
As primeiras datam do fim do século XIX.
Baseadas nos chassis de bicicletas. Faltava força ao motor; eram difíceis de pilotar e os faróis eram inadequados.
Em 1901, Werner Brothers produziram sua primeira motocicleta. 
Com ignição eletrônica e sistema de freio avançado. 
Trinta e cinco anos depois, 
Harley Davidson produziu a “61E” – a evolução das motocicletas.
Werner 1901 – França (32km/h)
Os irmãos Werner fizeram a 1 ª bicicleta motorizada com produção
e venda significativa. Tinham um visual integrado.
A primeira motocicleta “real”! 
Werner 1901 – França (32km/h)
A primeira a chegar a tal velocidade, tinha barras de direção longas comum na década de 20.
BMW R32 1923 – Alemanha (85 km/h)
Criada pelo designer de aviões Max Friz. motor encaixado na armação fazendo os cilindros serem resfriados pelo ar.
Megola Racing Model 1923 – Alemanha
Uma das menos convencionais. o motor esta dividido e 6 cilindros dentro da roda dianteira, cada volta da roda, o motor rodava 6 vezes da direção oposta.
Triumph Speed Twin 1939 – Inglaterra
Desing de Eduward Tuner ,tem linhas elegantes, este modelo foi adaptado ao mercado americano na década de 50.
Indian Chief 1947 – EUA
Criada para o conforto e não para velocidade, para-lamas fechados e guidão cromado, com assentos em couro preto fazem desse modelo um artigo luxuoso.
Honda CB 750 1969 – Japão
Inicio da era das "super motocicletas" combinando freio a disco, motor 4 cilindros e velocidade máxima de 200km/h.
Harley-Davidson Evolution FLTC
Lançada para competir coma goldwing de honda.conforto era o principal objetivo com plataformas para os pés do piloto, e apoio de braço e costas para o passageiro.